quarta-feira, julho 06, 2011

Molduras

Na postagem anterior a esta, fizemos referência, entre outros, aos elementos sob a forma de volutas existentes na parte superior de algumas molduras de portas e janelas da denominada Casa Rosada. Voltamos ao tema mostrando outros exemplos do mesmo ornato.
As duas primeiras imagens são detalhes internos da Igreja de Santana. A primeira, da moldura de uma porta localizada na nave do templo; a segunda, de um salão ao lado da nave.

A pequena e preciosa Igreja de São João Batista tem na porta de entrada uma moldura também com o ornato na sua forma invertida e com a presença da voluta.
As quatro imagens seguintes mostram detalhes da Igreja da Sé.
As duas primeiras referentes ao trecho superior da fachada, segundo registros documentais, de autoria de Antônio Landi. O elemento aqui aparece nas molduras de uma janela e do óculo.
Os dois exemplos seguintes, ainda da Igreja da Sé, são molduras de janelas das fachadas laterais do templo. Em ambos, o ornato foi utilizado na forma invertida, o primeiro, entretanto, sem o desenvolvimento da voluta, apenas seu contorno.
A seguir dois detalhes da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, respectivamente o detalhe de um dos altares laterais e a seguinte, de uma porta na nave do templo. Na primeira, o ornamento é visto na lateral da mesa do altar.
Interior de uma capela no Convento do Colégio Santo Antônio. Na imagem, uma das janelas existentes na lateral do altar principal da ermida e sua moldura com o elemento em questão na parte superior.
Detalhe da moldura da porta de acesso à Capela do Santíssimo na Igreja das Mercês. Nesse exemplo, é possível ver o ornato na versão sem a voluta e em sentido ascendente.
Nas imagens seguintes, detalhes do interior da Capela Pombo. O primeiro, o nicho no retábulo central; o segundo, uma moldura existente na parede lateral do monumento.
A elaborada moldura a seguir, pertence a um dos altares laterais da Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência.
 Até aqui todos os exemplos são referentes a igrejas, mas o mesmo ornamento pode ser encontrado em edificações civis como os exemplos a seguir. O primeiro de uma residência, atribuída ao arquiteto Antônio Landi e localizada na Av. João Alfredo, bairro do Comércio.

O segundo, último exemplo desta série, é uma antiga residência localizada na Rua Félix Roque às proximidades da Igreja da Sé. A imagem, captada pelo historiador Robert Smith, mostra nos detalhes das molduras de portas os mesmos ornatos, tema dessa postagem. Hoje, essa edificação não mais existe.
Sabe-se lá quantos outros elementos ornamentais ficaram sem o devido registro fotográfico.

Imagens: Domingos Oliveira, 2009/2010 exceto a última, de Robert Smith.

2 comentários:

  1. Que levantamento!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, Moema.
    Esse levantamento foi sendo feito ao longo da pesquisa do mestrado. E há muito prá ser visto. Espero ter fôlego prá dividir aqui o muito que está guardado aqui na minha mente.

    ResponderExcluir