sexta-feira, julho 22, 2011

Capela Pombo - a fachada

A pequena Capela de Nosso Senhor dos Passos, a Capela Pombo, implantada na segunda metade do século XVIII, no antigo bairro da Campina, Centro Histórico de Belém, no Pará, tem sua concepção projetual atribuída ao arquiteto italiano Antônio Landi, por comparação com outros monumentos comprovadamente de sua autoria.
Foi mandada construir pelo Coronel Ambrósio Henriques, importante proprietário de terras, senhor de engenhos, para servir a sua família, que residiu no sobrado ao lado.
Não seria errôneo afirmar que, nessa pequena ermida, Landi mostrou vários dos muitos ornatos que utilizou em seus trabalhos: uma espécie de resumo de sua obra. Esta postagem apresenta alguns desses elementos presentes na fachada da edificação, uma composição retabular, simétrica, de linhas essencialmente tardo-barrocas.
A fachada é coroada por um elemento retangular ladeado por volutas formando espécies de aletas, composição que irá se repetir em muitas obras de Landi, em particular, nos retábulos. Ladeando esse conjunto, há segmentos de frontões e sobre esses, vasos-fogaréu, que também irão se repetir com certa frequência na obra landiana.
O friso existente na fachada é ornado com tríglifos alternados com rosetas.
A janela central à fachada é marcada por pilastras cujos fustes são decorados com bossagens* em forma de anéis e estrelas, semelhantes a elementos das cenografias dos Bibiena, os mestres bolonheses de Landi. Os pés das pilastras são envolvidos por folhas de acanto compondo bulbos, recurso recorrente na obra landiana.
Sobre a porta, há um frontão triangular ladeado por segmentos de reta, o conjunto repousa sobre mísulas em forma de volutas, vistas de frente e de lado. Sobre a porta, há um conjunto formado por volutas e uma concha.
A linha curva em combinação com a linha reta é uma constante na obra landiana e, nesse monumento, isso também ocorre. Na fachada, há duas situações de destaque: no frontão e na verga da janela.

Na postagem seguinte, trataremos dos elementos ornamentais do interior da capela.
Para mais detalhes a respeito da Capela Pombo visite: http://70.32.107.157/revistas/read/arquitextos/10.109/48
__________
* Bossagem é o tratamento dado ao revestimento de pedra de uma superfície parietal, deixando os blocos em relevo; abossadura, almofadado, relega, rusticação (HOUAISS, 2007). Parte saliente de pedra bruta ou talhada, deixada propositadamente numa parede ou numa coluna para receber escultura ou servir de ornamento Disponível em: <www.hostdime.com.br/dicionario/bossagem.html>. Acesso em: 20/05/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário