quarta-feira, julho 13, 2011

Volutas e platibandas

Uma das recomendações do Código de Posturas implantado pelo intendente Antônio Lemos em Belém na virada do século XX, com o intuito de evitar que as águas pluviais fossem despejadas nas calçadas, foi a obrigatoriedade do uso de calhas para a coleta daquelas, não apenas nas novas edificações, mas em todas as que passassem por reformas. Para encobrir esse elemento, passou a ser utilizado um anteparo nas fachadas das edificações - a platibanda.
Observa-se, nas edificações provenientes desse período, um ornato arrematando essas platibandas lateralmente e formado, em geral, por um par de volutas desenvolvidas em sentidos diferentes e unidas entre si por um elemento que pode ser em curva ou um misto de linhas curvas e retas.
A seguir, são apresentados alguns dos exemplos ainda encontrados nos bairros do Comércio, do Reduto e de Batista Campos, em Belém, e reunidos em três grupos:
a) duas volutas ligadas por um elemento curvo;
 
 
 b) duas volutas unidas por trechos de arco ligados, por sua vez, por um segmento de reta;
 
 
 
 c) as duas volutas, quando existem, apresentam apenas o contorno da espiral sem o seu desenvolvimento, sendo um elemento mais simples e limpo.
Com o primeiro grupo, acreditamos ser possível fazer um paralelo com a aleta utilizada por Antônio Landi em alguns de seus trabalhos, em particular nos frontões de igrejas e retábulos, conforme visto nos exemplos a seguir.
 
Detalhe do frontão da Igreja da Sé

 Detalhe do retábulo do Santíssimo / Igreja da Sé

Detalhe do retábulo do transepto / Igreja do Carmo

Detalhe do Sacrário para a Igreja de Santana

Detalhe do altar-mor da Igreja de São João Batista

Fonte das imagens: Domingos Oliveira, jan/2011 e desenhos de Antônio José Landi na Biblioteca Nacional do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário