quinta-feira, novembro 15, 2012

Uma capela para adoração

Localizada no Centro Histórico da cidade de Belém(PA), a Igreja das Mercês, na forma como é vista hoje, foi inaugurada em 1763. Durante algum tempo, teve seu projeto ligado, equivocadamente, a Antônio Landi, o arquiteto italiano que na cidade viveu na segunda metade do século XVIII. Essa atribuição de autoria foi feita por Robert Smith, o historiador americano especialista em arte portuguesa, em um artigo escrito sobre Belém em 1951.
Isabel Mendonça (2003, p. 301), entretanto, diz ser “totalmente desajustada a atribuição desta igreja a Landi”. Para ela (2003, p. 539), a presença landiana estaria, possivelmente, no trabalho de talha do retábulo do altar-mor e no retábulo da Capela da Adoração. É possível também ver traços do arquiteto em alguns detalhes decorativos presentes no interior do templo como nas molduras de portas e janelas e nos púlpitos.
A Capela da Adoração foi, anteriormente, denominada Capela de Nossa Senhora da Encarnação e, hoje, é dedicada ao Coração de Jesus. Segundo Maria Amélia Morgado (2008, p. 43), foi uma capela mortuária ligada à sacristia.
Porta de entrada da Capela da Adoração
Foto: Domingos Oliveira, 2007

         A Capela, de pequenas dimensões, tem como destaque o retábulo localizado na parede oposta à porta de acesso, que é visto a seguir. A composição mostra elementos comuns à linguagem do arquiteto Landi, em particular, o frontão com traços mistilíneos e os trechos de frontões. Sob esses, uma linha de dentículos.
Altar da Capela da Adoração
Foto: Domingos Oliveira, 2011

         O nicho, central, é ladeado por um par de colunas destacadas de seção circular e um par de pilastras de seção retangular, todas com fuste estriado e capiteis jônicos, composições comuns aos trabalho landianos.
Detalhe do frontão do altar da Capela
Foto: Domingos Oliveira, 2011

Corpo central do frontão com o Coração de Jesus entre raios 
Foto: Domingos Oliveira, 2011

Detalhe superior do nicho do altar
Foto: Domingos Oliveira, 2011

         Os ornamentos existente nas laterais do retábulo seguem a mesma linguagem daqueles propostos para a Capela Sepulcral para o Governador Ataíde Teive, em Belém, e mostrados na figura a seguir.
Capela sepulcral para o Governador Ataíde Teive, Belém, Pará
Fonte: MENDONÇA, 2003, p. 485

Detalhe de ornatos vegetalistas e moldura ao lado do altar da Capela
Foto: Domingos Oliveira, 2011

Detalhe de ornato vegetalista e moldura ao lado do altar da Capela
Foto: Domingos Oliveira, 2011

Detalhe de ornatos pendentes e molduras ao lado do altar da Capela
Foto: Domingos Oliveira, 2011

         Os ornamentos pendentes que aparecem na lateral do retábulo, visto na imagem anterior, remetem a elementos semelhantes existentes na Capela Pombo, obra atribuída ao arquiteto Landi, como se vê na figura a seguir.
Detalhe de ornamento no interior da Capela Pombo
Foto: Domingos Oliveira, 2011

            Após um longo período fechada, a capela, hoje, está aberta à visitação.


________________
Fontes: 
MENDONÇA, Isabel Mayer Godinho. Antonio José Landi (1713-1791): um artista entre dois continentes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

MORGADO, Maria Amélia. Moldura Sacra: A talha da Igreja Nossa Senhora das Mercês do Pará, 2008. Monografia (Especialização) - Fórum Landi, FAU/UFPA, Belém, 2008.

OLIVEIRA, Domingos Sávio de Castro. O vocabulário ornamental de Antônio José Landi: um álbum de desenhos para o Grão Pará. 2011. 227 p. Dissertação (Mestrado em Artes). Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.

4 comentários:

  1. Saudações Sr. Domingos Oliveira,

    Gostaria de parabenizar pelo seu trabalho o qual admiro muito. Moro em Mogi das Cruzes, SP e gostaria de poder dividir os conhecimentos arquitetônicos dessa cidade. Poderia, se me permite fazê-lo nesse espaço, fornecer o seu e-mail ou um e-mail para a correspondência, uma vez que no perfil do seu blog eu não consigo visualizar o e-mail. Meu contato é: aurulla@hotmail.com
    Grato.
    Auro Malaquias dos Santos
    Bibliotecário

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Auro pela visita e por gostar desse trabalho.
    Volte, sempre que possível.
    Abraços
    Domingos

    ResponderExcluir
  3. Ei, espia..... parabéns pela aprovação no Doutorado. Égua do cara danado! Quando quer uma coisa, não desiste. Assim sendo, não podes dar uma palhinha do Brutesco à Quadratura aqui no blog??? O título é instigante. Tô curioso.... e todo o pessoal que acompanha o Círio também. É muita responsabilidade, viu? Quanto ao blog, ele tá massa. Críticas são sempre positivas e servem para manter nossos pés no chão. Não deixa isso te abater. O mais importante é o conteúdo do blog. Um abraço. JM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita JM.
      Vou pensar em uma postagem referente ao tema brutesco/quadratura, apesar de que ainda está um pouco verde na minha mente mas creio que possa já fazer um pequeno ensaio.
      Volta sempre por aqui e comenta!

      Excluir