terça-feira, abril 03, 2012

A Capela da Ordem Terceira do Carmo

Em tempos de Semana Santa, trazemos, nessa postagem, a Capela da Ordem Terceira do Carmo, em Belém, seguindo a tradição, localizada ao lado da Igreja do Carmo.
Não há documentação com relação a seu projeto e sua construção, porém, segundo Mendonça (2003, p. 403), não há como negar o traço de Antônio Landi em sua configuração e em seus ornatos.
A linguagem ornamental traz muito do repertório do artista bolonhês. O retábulo-mor e os laterais mostram elementos que configuram os ornamentos presentes em sua obra. Vasos, florões, aconcheados, acantos estrangulados, grinaldas, volutas, encadeados, cartelas, capitéis em forma de placa com volutas convergentes, o frontão mistilíneo do retábulo-mor, o resplendor com a Pomba do Espírito Santo, entre outros elementos, só confirmam a presença do artista nessa ermida.
Nave da Capela da Ordem Terceira do Carmo, tendo, ao fundo, o altar-mor
Foto: Celso Roberto de Abreu Silva

A seguir, os retábulos localizados nas laterais da nave.
Obedecem sempre a mesma tipologia: frontão e peanha centralizada enquadrada para colocação da imagem. Os ornamentos recorrentes são vaso com flores no topo da composição, medalhão ao centro do frontão que é ladeado por vasos fogareu, volutas e pilastras ornadas com detalhes vegetalistas. As imagens de Jesus Cristo mostram passagens que atecedem à crucificação.
 
Ecce Homo, "Eis o homem!" (Jo 19, 5)
Fonte: Biblioteca Digital Fórum Landi
Bom Jesus da Pedra Fria (ou da Paciência)
 Fonte: Biblioteca Digital Fórum Landi
 Bom Jesus da Coluna
Fonte: Biblioteca Digital Fórum Landi
 Fonte: Biblioteca Digital Fórum Landi
 Fonte: Biblioteca Digital Fórum Landi
Bom Jesus dos Passos
Fonte: Biblioteca Digital Fórum Landi
Jesus Crucificado
Fonte: Biblioteca Digital Fórum Landi

____________________
MENDONÇA, Isabel Mayer Godinho. Antonio José Landi (1713-1791): um artista entre dois continentes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

OLIVEIRA, Domingos Sávio de Castro. O vocabulário ornamental de Antônio José Landi: um álbum de desenhos para o Grão Pará. 2011. 227 p. Dissertação (Mestrado em Artes). Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará, Belém, 2011


4 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Gostei muito do seu blog. Sou estudante de História e trabalho no museu da minha cidade. Estamos desenvolvendo um projeto, juntamente com a Secretaria de Cultura e com a Prefeitura Municipal, em que vamos selecionar as principais casas históricas da cidade. Temos um pessoal que está pesquisando cada área específica, eu estou pesquisando sobre arquitetura histórica, ornamentos, etc. Seu blog está me ajudando muito, porém, alguns ornamentos, símbolos e partes da estrutura eu ainda não consegui reconhecer. O significado de símbolos e ornamentos, principalmente, está difícil de descobrir. Você poderia me ajudar? Se quiser, me passa seu email, que eu mando algumas fotos de partes da arquitetura que eu não identifiquei. Se você puder me ajudar nisso, eu agradeceria muito, e colocaria seu nome e seu blog nas minhas fontes de pesquisa. Obrigaada, aguardo retorno! (meu email: byaaiello@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia,
      Mandei email prá você a respeito do seu pedido. Você recebeu?
      Estou a sua disposição. Mande-me as imagens. Se eu puder ajudar, será um prazer.
      Um abraço!
      Domingos

      Excluir
  2. Meu Deus, como ela era linda. Estive lá no Hospital e pude tirar umas fotos, ela está abandonada, cheia de lodo, mofo, uma crueldade com a nossa historia. Há um processo contra o proprietário para que restaure o imóvel, mas até agora nada. Sera que alguém poderia engajar uma Campanha para recupera-la, pois a mim parece que o prorpietário está fazendo tudo de caso pensado para destruir e utilizar a area comercialmente.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita Anônimo.
    Cabe, entretanto, esclarecer. A capela a que você se refere, ligada ao Hospital da Ordem Terceira, é a Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e que, realmente, está em situação decadente.
    Esta que eu mostro é a Capela da Ordem Terceira do Carmo, localizada na Cidade Velha, ao lado da Igreja do Carmo e está, atualmente, bem conservada e linda, como você bem pode observar nas imagens.

    ResponderExcluir