quinta-feira, agosto 04, 2011

Capela Pombo - o vídeo

Nesta postagem, um pequeno video feito recentemente na Capela Pombo, localizada no centro histórico de Belém, no Pará, e tema das duas postagens anteriores. O tempo passa e o monumento vai cada vez mais se deteriorando.
A trilha sonora faz parte do “Ritual da Sagrada e Real Ordem Militar de N. S. das Mercês, da Redenção dos Cativos, para uso dos frades da mesma ordem, residentes na Congregação do Pará, por mandado do R. P. Pregador Frei João da Veiga, Comendador da mesma ordem, na cidade do Pará”[1] escrito totalmente em latim.
A obra, impressa em Lisboa em 1770, por tanto tempo desconhecida, retornou ao conhecimento do Pará, pelo historiador Vicente Salles, em 1992. Contém exemplos do que se cantava nas principais festas realizadas no Grão-Pará pelos mercedários. Além das partituras, há regras de como cantar e celebrar os ofícios religiosos, conforme as leis canônicas, além de descrições minuciosas das festas e dos ritos. Seu compilador foi o cantochanista Frei João da Veiga.

[1] No original: Rituale/Sacri, Regalis, AC Militaris Ordinis/B.V.Mariæ de Mercede/Redemptionis Captivorum,/ad usum /fratrum ejusdem ordinis/in Congregatione Magni Paraensi commorantium,/Jussu/R.P.Prædicatoris Fr.Joannis da Veiga/in Civitate Paraensi ejusdem Ordinis Commendatoris ela-/boratum, & lucem editum./

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar. Que coisa linda.
    Só me da um pouco de angustia ver um tesouro desses padecendo.

    ResponderExcluir
  2. É lamentável ver tão precioso patrimônio, como tantos outros existentes em Belém, sofrer a ação do impiedoso tempo.
    Obrigado pela sua visita.
    Volte sempre e divulgue.
    Abçs
    Domingos

    ResponderExcluir